Rafael Ribeiro é mestre em Musicologia (2017) e bacharel em piano (2012), ambos pela Universidade de Brasília. Formou-se no Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi em piano (2002) e violino (2003). Atua como professor desde então.
A partir de 2008, diversificou sua atuação musical, enveredando pela composição, performance, regência e pesquisa musical. Como compositor, participou da série de concertos dedicada a compositores brasileiros promovida pelo SESC em 2009. Além disso, tem arranjos e obras autorais estreadas no Brasil e na Hungria. Em 2016, foi solista da estreia latino-americana do Concerto para iPad e Orquestra, de Ned McGowan, junto à Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS).
Atua na área de regência de 2010, tendo realizado obras de grandes compositores, como Mozart, Beethoven, Wagner, Bizet e Carlos Gomes em diversos estados brasileiros. Só na capital, foi maestro e diretor musical de cinco títulos de óperas e musicais.
Como pianista, destaca-se como correpetidor de diversos grupos em Brasília, sendo pianista titular do Coro Sinfônico Comunitário da UnB e do Coro Italiano da UnB desde 2009. Porém, tem passagem pelo piano em todos os níveis: câmara, solo e orquestral.
Como professor, é responsável pelas aulas e material didático das disciplinas de História da Música, Harmonia, Contraponto e Análise do Conservatório de Música e Artes de Brasília (CMAB).