.Notícias

Projeto de apoio ao rock e à música independente é lançado em Brasília

Conhecida como a Capital do Rock, Brasília é o berço de diversas bandas que alcançaram reconhecimento nacional na década de 1980, como Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude. Pensando em continuar o legado, o projeto Circula (Incubadora Distrital de Apoio ao Rock e Música Independente) selecionou 39 bandas e artistas autorais da cidade, que receberão serviços de agenciamento e consultoria musical pelo período de um ano. Hoje acontece, na 307 Sul, às 20h, a festa de lançamento da iniciativa, com show gratuito das bandas brasilienses The Neves, Scalene e Darshan.

Em entrevista ao JBr, Fábio Pedroza, baixista do Móveis Coloniais de Acaju e um dos idealizadores do projeto, explica que a Circula pretende atuar em duas vertentes: auxiliar na divulgação do trabalho independente dos artistas do DF e capacitar os músicos e profissionais da agência em serviços de consultoria musical. “Nosso objetivo é criar uma base concreta e contínua para que eles possam caminhar sozinhos depois”, explica.

Uma das selecionadas para o projeto, a banda The Neves surgiu em 2009. Seu vocalista, Don Neves, acredita que falta preparo por parte das bandas para lidar com as burocracias que o mercado musical exige. Para o músico, iniciativas como essa ajudam os músicos a se organizarem melhor.

Reconhecimento

Idealizadores do projeto, o músico Fábio Pedroza, o produtor Fabrício Ofuji e o jornalista e vocalista da banda Trampa, André Noblat, buscaram produtores de fora da cidade e conhecidos no cenário musical para participarem do processo de seleção e apoio aos artistas. Segundo Pedroza, “a ideia é mostrar que Brasília não é apenas uma memória do rock oitentista”.

Com quatro anos de carreira e dois discos gravados, a banda Scalene sempre cuidou do próprio agenciamento. A banda já se apresentou em vários cidades, mas espera conquistar mais espaço com a consultoria da Circula. “Queremos uma visibilidade maior no cenário nacional”, diz o baixista Lucas Furtado.

Fonte: Jornal de Brasília

(61) 3561-0553
contato@cmab.com.br
Trabalhe conosco!