.Notícias

Carlos Malta em Tributo a Baden Powell no Clube do Choro

Carlos Malta retorna ao Clube do Choro de Brasília, de 17 A 19 de abril, com o show "Tributo a Baden Powell", recriando o antológico disco Os Afro-Sambas que reúne a obra de Baden e Vinícius de Moraes.

Inspirada nas raízes e religiosidades africanas, esta obra é um divisor de águas na MPB devido a estética sonora que mistura os toques do candomblé ao violão virtuoso de Baden guiados pela poesia de Vinícius.

O "Escultor do Vento", como é conhecido, abre seu leque de timbres sobre as composições que beiram o minimalismo, explorando uma leitura lúdica baseada na forma jazzística, onde tema e improvisação fazem parte de um todo. O repertório inclui também canções obrigatórias numa homenagem a Baden, tais como Berimbau, Consolação e Apelo.

Carlos Malta é um dos mais respeitados músicos brasileiros. Maestro, compositor, arranjador, multi-instrumentista, Malta é um virtuoso em todos os saxofones e todas as flautas, bem como instrumentos étnicos como o pife, o mais brasileiro dos instrumentos de sopro, o shakuhachi, do Japão, e a di-zi, flauta de origem chinesa.

Sobre o Tributo a Baden Powell

Com o projeto Tributo a Baden Powell, o Clube do Choro vai buscar no acervo musical desse gênio do violão as marcas de um Brasil profundo, generoso, mestiço e plural. O público terá o privilégio de ouvir novas interpretações e arranjos para as melodias e as harmonias produzidas por Baden.

A obra e o estilo musical de Baden Powell conseguem um raro prodígio: são virtuosísticos e ao mesmo tempo populares, atingindo um alto grau de sofisticação sem deixar nunca de emocionar. Em resumo, refletem a formação musical apurada e a vivência pessoal boêmia de um dos maiores instrumentistas da história da MPB.

"Baden é um renovador do violão e projetou a música popular brasileira no exterior, tornando-a mais admirada, conhecida e respeitada. Ao reunir elementos de choro, samba, bossa-nova, jazz e música erudita, e mesclá-los com influências dos toques percussivos das religiões afro-brasileiras, ele obteve uma fusão inédita e preciosa, capaz de conquistar platéias no mundo inteiro", comenta Reco do Bandolim, presidente do Clube do Choro.

Por conta do resgate e da divulgação da obra dos maiores compositores da MPB, o Clube se vem se transformando num paradigma para novas instituições culturais do gênero surgidas no Brasil e até no exterior.

A apresentação que Baden faria em Brasília em agosto de 2000 (ano em que faleceu), e que acabou nunca se concretizando, vai se desdobrar em 120 espetáculos, de março a dezembro de 2013, protagonizados pelos maiores instrumentistas do país.

Uma homenagem mais do que justa a um artista que em seu trabalho soube derrubar fronteiras sem perder as raízes e explorar como ninguém as potencialidades, riquezas e possibilidades da música popular brasileira.

O "Tributo a Baden Powell" tem patrocínio dos Correios e apoio do Fundo Nacional da Cultura, do Governo do Distrito Federal, da Secretaria de Cultura do DF e da Rádio Cultura FM.

Clique aqui para mais informações

Fonte: clicabrasilia.com.br

(61) 3561-0553
contato@cmab.com.br
Trabalhe conosco!