.Notícias

Brasil e Venezuela iniciam parceria musical com base em sistema de orquestras

A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta terça-feira o chanceler da Venezuela, Elías Jaua, com quem acertou o início de discussões para uma cooperação na área musical com base no Sistema Nacional das Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, informou sobre essa decisão junto com Jaua, a quem manifestou sua 'enorme admiração' pelo Sistema e o maestro Gustavo Dudamel, que nesta mesma noite se apresentará no Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, junto com a Sinfônica Simón Bolívar.

'Um sistema de orquestras que produz um gênio do tamanho de Dudamel merece toda nossa admiração', declarou Patriota.

Também participou do encontro com Dilma o maestro José Antonio Abreu, fundador do Sistema de Orquestras, a quem a presidente condecorou com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, principal comenda do governo brasileiro. 'É um reconhecimento que se faz em muito boa hora ao mestre Abreu', responsável não só pela criação de um mecanismo de educação musical, mas também de 'inclusão social' e 'combate à pobreza', que já formou mais de 400 mil jovens na Venezuela, disse Jaua.

Criado há 38 anos, o Sistema Nacional das Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela ensina música atualmente a 400 mil jovens em 285 núcleos no país andino. EFE

Fonte: G1

(61) 3561-0553
contato@cmab.com.br
Trabalhe conosco!