.Notícias

Pianorquestra realiza turnê de lançamento no novo dvd celebrando 10 anos de carreira

O PianOrquestra - um dos grupos mais inovadores do atual cenário da música instrumental brasileira - faz o lançamento do novo DVD Multifonias, com shows nos dias 12 de setembro no Sesc Pompéia em São Paulo, 25 de outubro no Centro Cultural dos Correios em Recife, e dia 23 de novembro no Museu Nacional dos Correios em Brasília.

Envolvendo quatro pianistas, uma percussionista e um piano preparado, o espetáculo reune ainda elementos da dança, teatro, artes visuais e tecnologia aliados a um alto nível de performance.

O PianOrquestra tem direção artística do consagrado pianista Claudio Dauelsberg, que se apresenta ao lado das pianistas Marina Spoladore, Priscila Azevedo, Anne Amberget, e de Masako Tanaka, percussionista japonesa apaixonada por ritmos brasileiros, que completa o time de craques.

Com luvas, baquetas, palhetas de violão, fios de náilon, sandálias de borracha, peças de metal, madeira, tecido e plástico, o PianOrquestra explora as infinitas possibilidades de timbres e sonoridades produzidos pelo piano, transformando o instrumento em sua própria orquestra.

O repertório do novo DVD, a ser apresentado durante o ano de 2013, é muito familiar ao público, vai do afoxé ao samba, passando por maracatu, ciranda, entre outros ritmos. Entre alguns compositores que foram selecionados pelo PianOrquestra, Ernesto Nazareth (Nazareth), Gonzaguinha (Recado), Milton Nascimento (Ponta de Areia) e Chico Buarque (Ciranda da Bailarina). O grupo homenageia John Cage e outros compositores contemporâneos.

Para celebrar os 10 anos, o PianOrquestra convidou o multiartista Batman Zavareze para criar a concepção visual do espetáculo Multifonias. O resultado deste novo trabalho é uma formação musical inédita e inovadora com uma belíssima releitura da MPB.

O principal conceito do PianOrquestra é unir em um mesmo palco arte visual e sonoridade experimental, em um espetáculo multimídia. No DVD o grupo une a música instrumental às vozes de Teresa Cristina, Monica Salmaso, Mariana Baltar, Manu Santos e Maíra Freitas, sempre seguindo o estilo multifacetado, com diversos ritmos e diferentes influências e origens musicais. No show o grupo apresenta também obras de Arvo Pärt, György Ligeti, Claudio Santoro e Villa-Lobos.

O PianOrquestra vai dividir o palco com algumas dessas cantoras consagradas e novos talentos em participações especialíssimas. Em São Paulo, Ná Ozetti, em Recife Mariana Baltar e Manu Santos, em Brasília, Mariana Baltar Brasília e Maíra Freitas, filha de Martinho da Vila, parceira antiga do Pianorquestra.

O objetivo deste novo trabalho é facilitar a comunicação com todas as etnias, classes sociais, gêneros e faixas etárias. A união entre o piano como fonte única dos mais variados sons, e a voz, instrumento de infinitos timbres, é um projeto do grupo desde 2008 quando realizou turnê com João Bosco.

O novo DVD coloca as técnicas do grupo, em diálogo direto com a MPB e o público. A divulgação de pesquisas como essa contribui para o estabelecimento de novas direções estéticas na MPB. A venda do DVD Multifonias será feita pelo site do grupo www.pianorquestra.com.br e estará disponível, também, nas melhores lojas.

Link para o teaser de lançamento: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=J6u1n3t1v8I

No exterior

O grupo acaba de voltar da Irlanda, onde participou do Belfast Festival a convite do SARC - Sonic Arts Research Centre e do British Council.

Em Outubro de 2011, o PianOrquestra participou da abertura do “Brasil Festival Amsterdam”, com apresentações no Concertgebouw, uma das maiores salas de concerto do mundo, além de workshops no maior Conservatório europeu dedicado ao estudo da "música do mundo" (worldmusic), Codarts, em Rotterdam.

Entre 2010 e 20112010 e 2011 o PianOrquestra foi um dos convidados para a estréia do Theatro Municipal do Rio de Janeiro apos a reforma, participou do “Brasil Music Festival”, em Oslo na Noruega, da “Rota Instrumental Brasil-Mercosul”, com apresentações e workshops na Argentina e no Chile, obtendo grande sucesso da crítica e público. Ainda no Chile, PianOrquestra fez ainda a inauguração do Teatro Nescafé de Las Artes, em Santiago.

Em 2009, foi ovacionado no Vancouver Jazz Festival, no Canadá.

Repertório:

1. FÜR ALINA - Arvo Pärt
2. MUSICA RICERCATA II – György Ligeti
3. REPENTE - Claudio Dauelsberg e PianOrquestra
4. CRAVO E CANELA - Milton Nascimento e Ronaldo Bastos
5. FREVO - Priscilla Azevedo
6. PERK - Claudio Dauelsberg, Gisele Sant’Ana, Maíra Freitas, Marina Spoladore, Masako Tanaka
7. NAZARETH - Ernesto Nazareth
8. RECADO – Gonzaguinha. Com participação de Maíra Freitas
9. MEDLEY - Sonata n4 (Fantasia), 2o movimento e Estudo n1 – Claudio Santoro
10. MANOEL, O AUDAZ – Toninho Horta
11. PAGODE PREPARADO – paráfrase do trecho da canção “Mulher de Verdade” de Bezerra da Silva e desenvolvimento Claudio Dauelsberg e PianOrquestra
12. LUCY IN THE SKY WITH DIAMONDS – The Beatles, arranjo PianOrquestra( encomenda pelo CPFL)
13. PONTA DE AREIA - Milton Nascimento. Com Participação de Monica Salmaso
14. Lili Braun – Chico Buarque – Com Participação de Teresa Cristina
15. UVA DE CAMINHÃO – Assis Valente. Com Participação de Mariana Baltar
16. SONATA I – John Cage – faixa bônus
17. SONATA XIV – John Cage – faixa bônus

Clique aqui para mais informações sobre o evento

Fonte: clicabrasilia.com.br

(61) 3561-0553
contato@cmab.com.br
Trabalhe conosco!