.Notícias

Teatro Nacional vai ficar dez meses em reforma, a partir de junho

A partir de junho, Secretaria de Cultura do DF vai administrar a maior reforma do Teatro Nacional. Orçada em R$ 96 milhões, obra vai durar 10 meses.

Às vésperas de completar 32 anos (foi inaugurada em 21 de abril de 1981), a Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro, finalmente, receberá a atenção que merece. Segundo a Secretaria de Cultura do DF, a tão esperada e divulgada obra, que até hoje não saiu do papel, tem data marcada: de 29 de julho até o final de maio de 2014, ao longo de 10 meses, o espaço passará pelo maior restauro de sua história.

O orçamento previsto é de R$ 96 milhões, mas essa quantia ainda pode mudar, na etapa de elaboração dos projetos. A estimativa foi feita tomando como base os 43 mil metros quadrados de área total do teatro. “O teatro é o segundo palco da Copa”, destaca o subsecretário de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura, José Delvinei Santos, garantindo que a reabertura do local, novinho em folha, será antes do mundial de futebol.

A última sessão de reparos foi em 1998. De lá para cá, os funcionários nunca encontraram um plano de manutenção. “O desgaste chegou a tal ponto que, para recuperar, será preciso fechar”, lamenta Delvinei. As negociações com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) começaram no início do ano passado e, em janeiro último, uma comissão de especialistas em patrimônio foi criada para diagnosticar os principais problemas a serem resolvidos. Esse estudo preliminar será entregue à empresa responsável pela licitação, que deverá ser divulgada até 15 de abril e elegerá uma empresa para prestar o serviço.

Fonte: Correio Braziliense

(61) 3561-0553
contato@cmab.com.br
Trabalhe conosco!