.Notícias

Rabecas e violinos no palco da Caixa Cultural Brasilia

O músico, compositor e pesquisador Luiz Henrique Fiaminghi é a atração da segunda edição da Série Solo Música

A CAIXA Cultural Brasília apresenta, nesta quarta-feira (10), a segunda edição da Série "Solo Música" que conta, uma vez por mês, com artistas de renome, de diversos gêneros musicais, atuando no palco sozinhos e tocando instrumentos inusitados. A atração deste mês é o músico, compositor e pesquisador Luiz Henrique Fiaminghi, que se apresenta com rabecas e violinos.

O projeto "Solo Música" começou há quatro anos, na CAIXA Cultural Curitiba, e fez sua estreia em Brasília em março passado. Este ano, a Série ocorre, simultaneamente, nas duas capitais. A abertura, na Capital Federal, contou com a apresentação do multi-instrumentista de sopro Carlos Malta. Para maio, está programada a vinda do percursionista Robertinho Silva.

Rabeca e Violino: Luiz Henrique Fiaminghi estudou violino com Paulo Bosísio e Ayrton Pinto, e é bacharel em composição e regência pela UNICAMP/SP. Foi violinista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Em 1987, obteve bolsa de especialização do CNPq, para estudar violino barroco e interpretação de música barroca na Holanda, tendo estudado no Conservatório de Rotterdam (com Marie Leonhardt) e no Conservatório de Utrecht (com Alda Stuurop), permanecendo no país até 1992.

Atuou em diversas orquestras, dentre elas a Orquestra Barroca da Comunidade Europeia. Realizou especialização em "Cultura Barroca", pela UFOP/MG, recebendo orientação do Prof. Dr. João Adolfo Hansen (USP) em sua dissertação "Violino e Retórica na Escola de Violino de Francesco Geminiani". Foi professor de violino na Universidade Estadual de Florianópolis, de 1993 a 1995. Tem atuado como professor convidado em importantes cursos e festivais, no Brasil e no exterior.

É membro do Núcleo Tálea de música medieval, do grupo Harmonia Universalis de música antiga, e do trio Carcoarco – música de câmera brasileira, de quem é fundador e com quem gravou e produziu o CD "Tu Toca o Quê?".

Fiaminghi defendeu, em 2009, sua tese de doutorado na Universidade Estadual de Campinas, com o tema "Rabeca Brasileira - Intersecções da música tradicional na música de câmara erudita".

Informações e entrevistas: Sue Couto – suelene.couto@gmail.com – (61) 8132-7100 / 9901-0099

Fonte: Site da Caixa Econômica Federal

(61) 3561-0553
contato@cmab.com.br
Trabalhe conosco!