.Blog.da.Guitarra

Blog da Guitarra - Dicas de Improvisação: Arpejando

06 Junho 2013 - por Leonardo Gregory

É muito importante saber exatamente o desenho de todos os arpejos tríades, tétrades, compostos, e de todos os acordes. Na improvisação por-exemplo, se usa muito os arpejos, tocados em formas de tríades e tétrades, sendo eles abertos ou fechados.

As tríades e tétrades abertas, são uma forma de tocar nota a nota com uma alcance maior no braço, ex: Saltos de cordas, distância longa entre as casas. Isso possibilita um maior desempenho na improvisação, fazendo o arpejo soar de forma menos “aparente”.

Na aula de hoje, demonstrarei na Tablatura e Partitura dois exemplos de arpejos tétrades, um maior e outro menor. Antes de tudo, vamos a definição do que é Arpejo.

Um Arpejo (do italiano arpeggio, isto é, à maneira de harpa) é a execução sucessiva das notas de um acorde. Enquanto que num acorde simultâneo as notas são tocadas todas de uma vez, no arpejo essas mesmas notas são tocadas uma a uma.

Vamos ao exemplo em C maior e menor:

Obs: É muito importante executar os arpejos corretamente, de acordo com a figura representada na partitura, e também executar usando o metrônomo.

Na nossa próxima dica iremos abordar a improvisação Bebop. Até mais!

  • Leonardo
    Gregory
  • Leonardo é guitarrista e instrutor no CMAB.
(61) 3561-0553
contato@cmab.com.br
Trabalhe conosco!